sexta-feira, 23 de abril de 2010

Biografia de August Bier


Não apenas o estudo científico se faz importante em nossas vidas, pois também devemos reconhecer e valorizar os valores humanos que nos trouxeram até aqui. Segue link sobre interessante artigo publicado na RBA a respeito do renomado dr. alemão August Bier.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mobilização Nacional pelo Reajuste da Bolsa


A Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR – convoca todos os médicos residentes do Brasil para que se unam e participem da Campanha de Mobilização Nacional pelo Reajuste da Bolsa. Nos dias 13,14 e 15 os Estados realizarão uma série de paralisações para alertar a sociedade e o governo sobre a situação atual da residência médica.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Circulação extracorpórea

A circulação extracorpórea(C.E.C.) é utilizada em mais de 80% das cirurgias intracardíacas . É uma técnica aplicada mundialmente nos casos em que o coração precisa parar de bater (cardioplegia) para que a cirurgia seja realizada. O sangue é desviado para a máquina, que faz o papel do pulmão, de oxigenar o sangue, e do coração, de bombeá-lo. Já existem equipes no mundo todo inclusive no brasil que fazem 100% das cirugias de revascularização do miocárdio sem usar a C.E.C.. (Esta tecnica esta limitada a revascularização da parede anterior, lateral e inferior do miocardio, sendo praticamente impossivel revascularizar a parede posterior do muiocardio sem o auxilio da C.E.C.. Perfusão é o nome dado pelos que atuam na area. A Circulação Extracorporea é uma especialidade da medicina e todos os cirurgiões cardiovasculares tem de conhecer a técnica, sendo necessário para isto a realização de um curso específico. Todo o profissional que atua na C.E.C. deve ter curso superior dentro da área de saude( enfermeiros,médicos, biomédicos, farmacêutico-bioquímico) e possuir titulo de especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea. O profissional que opera a máquina de circulação extracorpórea é chamadado de perfusionista.
Os fundamentos da circulação extracorpórea são dadas neste site, com a possibilidade também que fazer o download do livro Fundamentos da CEC dos autores Maria Helena e Décio Elias, click no link acima , vale a pena conferir...