terça-feira, 8 de junho de 2010

Laringoscópio óptico

Observem este laringoscópio importado da Espanha que já chegou ao nosso mercado e tem a proposta de permitir diminuição da classificação de Cormack-Lehane para aqueles pacientes com previsão de entubação difícil. O mesmo pode ser acoplado a monitor com transmissão de imagem por radiofrequência, mas também permite boa visualização direta por seu visor. Quando ligado ativa iluminação branca em sua ponta e, apesar de ser oferecido como descartável, pode aparentemente ser reutilizado após adequada esterilização, tendo uma célula que funciona por 90 minutos de utilização do aparelho. Bem interessante. Vale a pena conferir este link do fornecedor, onde encontram-se textos e vídeos desta novidade.

Operando com o TOF

Ainda sobre o assunto de bloqueio neuromusucular achei conveniente também enviar vídeo demonstrando operacionalização do TOF (train of four). Bom vídeo.

Sugamadex

Quem esteve no COPA deste ano (2010) teve a oportunidade de assistir ao lançamento oficial do Sugamadex, um antagonista específico dos bloqueadores musculares rocurônio e vecurônio, que traz a inovadora possibilidade de descurarização rápida diante de uma situação como "não entuba-não ventila", por exemplo. Segundo informações por mim colhidas a ampola deve estar chegando ao nosso mercado com um preço em torno de R$ 270,00. Esperamos poder fazer bom uso desta nova droga.
Segue um vídeo em inglês explicando o funcionamento deste novo fármaco. Bom proveito.