segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Máscara de Venturi



Máscara de Venturi

Máscara facial para oxigenioterapia com sistema de "Venturi".
Conjunto contendo: máscara facial alongada tamanho adulto, confeccionada em vinil macio e transparente, com formato anatômico sob-o-queixo, assegurando conforto e visualização da face do paciente e anel metálico que permite melhor ajuste à face do paciente.

Sistema seguro e de fácil aplicação. Diluidores codificados em seis cores para diferentes concentrações de 24%, 28%, 31%, 35%, 40%, 50%. Inclui adaptador acrílico para entrada de nebul ização de alta performance, tubo flexível para conexão dos diluidores, e tubo de oxigênio com 2,10 de comprimento com conector universal.

Como funciona

A máscara de Venturi , é um sistema de alto fluxo, no qual o oxigênio passa por um orifício sob pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara. Desta forma, o paciente respira a mistura de ar ambiente mais oxigênio. Pela máscara de Venturi são fornecidas concentrações de O2 controladas (FIO2=24%,28%, 31%, 35% e40%). Sua grande desvantagem é não poder ser usada para prescrição domiciliar devido ao alto f luxo utilizado (no mínimo 3 l /min) .

Instruções de Uso

1. Conecte o tubo corrugado à máscara;

2. Selecione o diluidor de O2 apropriado (azul p/ 24%, amarelo p/ 28%, branco p/ 31%, verde p/ 35%, rosa p/ 40% ou laranja para 50%);

3. Conecte o anel largo do diluidor de oxigênio escolhido na parte posterior do tubo corrugado.

Nota: porcentagens de diluição e litros por minuto estão marcados no diluidor de oxigênio.

4. Caso necessário, conecte o adaptador para umidificação sobre a porção distal do diluidor de oxigênio. Conecte um tubo corrugado ( não incluso) entre o adaptador e a fonte de umidade.

5. Conecte o menor terminal do tubo plástico liso, no bico do diluidor de oxigênio e o maior, na fonte de oxigênio. Certifique-se que as conexões estão seguras.

6. Ajuste o fluxo de oxigênio da fonte no nível apropriado ;

Nota: Os fluxos de gases da tabela são parâmetros que devem ser ajustados às circunstâncias individuais de cada paciente.


Cor ---------- FIO2 ------ Fluxo em litros


Azul --------- 24% --------- 3 LPM
Amarelo ---- 28% --------- 6 LPM
Branco ------ 31% --------- 8 LPM
Verde ------- 35% ---------12 LPM
Rosa -------- 40% -------- 15 LPM
Laranja ----- 50% -------- 15 LPM

7. Coloque a máscara na face do paciente, passando as tiras de elástico por baixo das orelhas e em volta do pescoço. Cuidadosamente puxe a porção terminal das tiras, fixando a máscara de forma segura à face. Molde a tira metálica da máscara para adaptação ao nariz do paciente.

Cuidado: A utilização de um umidificador com o diluidor de baixa concentração (por exemplo, 24%, 28%, 31%) pode ativar a válvula de alívio de pressão do umidificador e consequentemente afetar o fluxo de gases para o paciente.

Saiba mais baixando nestes 2 links - como funciona uma Sistema de Venturi


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa explicação com informações extremamente úteis a respeito de material com importante e frequente utilização médica. Todos devem ler. Parabéns pelo post dr. Élcio...

Postar um comentário