sábado, 30 de janeiro de 2010

Síndrome Neuroléptica Malígna

Principal diagnóstico diferencial da hipertermia malígna, vale a pena conferir este artigo onde é detalhado as manifestações clínicas bem como seu tratamento.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sugestão em Raqui contínua

RAQUIANESTESIA CONTÍNUA
Mudança de técnica

A presente comunicação tem por objetivo apresentar um modificação na técnica hahitual de raquianestesia contínua, com a finalidade de diminuir ao máximo a perda liquórica que ocorre, principalmente, quando se retira o mandril da agulha para a introdução do catéter no espaço subaracnóideo.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Drogas vasoativas

Neste artigo são abordados as principais drogas vasoativas bem como suas indicações.
Vale a pena conferir... 







quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Aos Formandos em Anestesiologia do CET da Santa Casa de Santos/SP

O sucesso são daqueles que batalham, e com certeza vocês são merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura! Que a alegria da formatura hoje, se concretize na vida profissional de vocês, para que a felicidade também contagiem aqueles que da sua profissão se beneficiarem.
Vocês estão de PARABÉNS !!!
Renata, Burim, Karen, Roberta, Juninho, Eduardo, Barth e Luis Fernando.

Desejamos muito sucesso e realização profissional.

Hiperreflexia Autonômica

Também conhecida como disrreflexia autonônica, é uma síndrome que comumente afeta pacientes que sofreram lesões medulares acima de T6. Neste trabalho em anexo os autores, Cleonísio Leite e Francisco de Assis, revisam os fatores que contribuem para o aparecimento desta patologia, suas características fisiopatológicas, vias neurais, quadro clínico, possíveis medidas preventivas e de combate a esta síndrome.

Vale a pena conferir...


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Calculadora Online

Site destinado a cálculos médicos
vale a pena conferir !!!

Museu no Irã conta a história da anestesia

sábado, 9 de janeiro de 2010

O Gladiador

Seja um guerreiro na vida você também!!!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Peridural com agulha loooonga !!!

Peridural com agulha loooonga !!!
Assim o dogliotti fica fácil ...

Anestesia para ressecção de Feocromocitoma

Tumor funcionante de células cromafins produtora de epinefrina (E), norepinefrina (NE).

A ressecção cirúrgica do feocromocitoma talvez seja tecnicamente difícil e a manipulação tumoral libera NE e E, causando instabilidade hemodinâmica intra-operatória e significativa morbidade.

Sintomas clássicos

Cefaléia, sudorese, palpitações, podendo ser provocado por exercício, ansiedade ou mudança de posição.

Hipertensão e taquiarritmia que pode ser constante ou episódica.

Hipotensão postural é comum.
Evolução para cardiomiopatia e ICC.

Avaliação e Recomendações Pré-Anestésicas

  1. Administrar fentolamina VO durante 10-14 dias. Este alfa-bloqueador tem efeito vasodilatador;
  2. Hidratar o paciente;
  3. Beta-bloqueadores nos casos de taquiarritmia ou taquicardia persistente, e sempre em conjunto com alfa-bloqueador, afim de não intensificar efeito alfa da noradrenalina e da adrenalina. O labetalol ou esmolol pode ser preferido ao propanolol.

Monitorização Anestésica

Monitorização padrão.

Monitorização invasiva (PVC, catéter artéria pulmonar).

Avaliar débito urinário.

Recomendações Anestésicas

  • Técnica anestésica indicada é a anestesia geral balanceada, reservando bloqueio regional para cesariana complicada com PHEO;

  • Indução anestésica com drogas que evitem liberação de histamina;

  • Atingir nível profundo de anestesia com lidocaína EV e agentes inalatórios antes da intubação traqueal;

  • Preferir bloqueadores neuromusculares adespolarizantes como pancurônio (evitem liberação de histamina);

  • Evitar halotano (risco de arritmia);

  • Hipertensão arterial no trans-operatório pode ser tratado com administração de nitroprussiato de sódio, fentolamina e parar de manipular o tumor;

  • Arritmia no trans-operatório pode ser contornado com lidocaína EV e B-Bloqueador;

  • A hipotensão após remoção do tumor pode ser corrigida com fluidoterapia e vasopressor;

    Corrigir hipoglicemia pós-operatória.

Artigo retirado do site do Dr. Carraretto

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hipertermia Maligna

A Hipertermia Maligna é uma patologia bastante rara, porém de importante interesse anestesiológico devido a gravidade de suas consequências. Este artigo recorda condutas importantes ao anestesista.
Vale a pena conferir !!!



Simulador de Anestesia

Este pequeno programa simula casos clínicos de pacientes no intra-operatório, onde você ( o anestesista do caso) terá que testar os seus conhecimentos sobre o assunto e concluir a anestesia da melhor forma possível.
Vale a pena conferir !!!



segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sites relacionados

Site da Escola Estadual de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto contendo vários artigos de medicina de acordo com o ano de publicação da revista, vale a pena conferir...

Medicina
Ribeirão Preto




Anatomia Músculo esquelética

Elaborado por profissionais da UW Medicine, o site Musculoskeletal Atlas contém mais de 80 imagens anatômicas que descrevem a organização dos ossos e músculos nos membros superiores e inferiores do corpo humano. As imagens são divididas entre categorias como ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão e podem ser disponibilizadas para o uso em websites, publicações e, material didático, por exemplo.

Link: Musculoskeletal Atlas

pe.jpg

domingo, 3 de janeiro de 2010

Sites relacionados

A Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia, criou em seu site um banco de aulas bastante interessante, vale a pena conferir.
Vai ai uma dica para as Sociedades de outros estados.
Parabéns Anestesiologia da Bahia.

Sites relacionados

Neste site do Hospital do Servidor Publico Estadual de Sao Paulo podemos assistir mais de 200 aulas sobre UTI, vale a pena conferir.

Sites relacionados

O laboratório Fleury no seu site algumas aulas sobre diversos temas médicos, vale a pena dar uma espiada.


Sites relacionados

A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceara tem publicado em seu site um manual de orientacoes para orientar os pacientes, parentes e outros a respeito do que e anestesia entre outras perguntas, vale a pena termos em nossos hospitais esta cartilha bem elaborada pelo Ceara.


ArItImIa CaRdÍaCa



Veja se você esta bom de eletrocardiograma!

ECG 3D

ECG

Imagens cardiotorácicas

A Escola de Medicina da Universidade de Yale disponibiliza em seu site um rico e vasto conteúdo de imagens cardiotorácicas. Nele, você encontra ilustrações precisas de anatomia, explicações sobre a tecnologia utilizada nessa área - como tomografias e radiografias - além de imagens de casos reais. Todo o material é bastante didático, altamente detalhado e gratuito.

Link: Yale: Cardiothoracic Imaging

História da cidade de Santos - SP

HISTÓRIA DE SANTOS



Santos possui o maior jardim à beira-mar do mundo:
sete quilômetros na orla.

Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil, portanto histórica, mas também cosmopolita, portuária e ecológica. Seu povoamento começou por volta de 1540 e o passado deixou legados preciosos em casarões, museus e igrejas, destacando-se a Bolsa Oficial do Café, marco da riqueza da cidade. Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, fase de grande progresso como escoradouro de café.
Suas praias são limpas, com jardins coloridos, entremeados de amendoeiras e palmeiras.
Decretos, leis e iniciativas resgataram seu velho charme de cidade litorânea ecologicamente correta. Santos oferece ainda vida cultural intensa, umcentro comercial dinâmico, bares movimentados, restaurantes requintados e todo o conforto de um moderno centro turístico.

Elevada a Vila em 1545, Santos tem sua origem relacionada com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil, na expedição de Martim Afonso de Souza. Este veio distribuir, entre os fidalgos que o acompanhavam, as terras ao redor da Ilha de São Vicente. Dentre eles estava Brás Cubas oficialmente fundador de Santos.

Do povoado partiram muitas bandeiras, que penetraram no interior do território brasileiro, em busca de riquezas. Em nosso porto também desembarcaram, no início deste século, novos colonizadores: os imigrantes, oriundos de diversas partes do mundo.

Terra da Caridade e da Liberdade, Santos teve a primeira Santa Casa de Misericórdia da América. É berço de figuras de renome, como os irmãos Bartolomeu e Alexandre de Gusmão e os irmãos Andradas, dentre os quais se projetou José Bonifácio de Andrada e Silva, personagem maior da Proclamação da Independência.,

Graças a seus filhos ilustres e ao espírito comunitário, Santos sempre se destacou na história nacional, ora envolvida na libertação dos escravos, ora lutando pela independência do País.

Santos tem inúmeros monumentos históricos, compostos por azulejos e mármores, máscaras e estátuas, pinturas em tela e afrescos, altares e túmulos, gradis de ferro e postes de iluminação, pormenores que valorizam as obras.
Esternos observadores, os rostos esculpidos nas fachadas testemunham a preservação do acervo. No Centro de Santos permanecem ainda alguns trabalhos do pintor e historiador Benedicto Calixto, dentre eles os painéis do Salão dos Pregões da Bolsa Ofifical de Café, de 1922.

A arte Sacra se manifesta em igrejas coloniais, barrocas, neogóticas e no museu instalado no Mosteiro de São Bento, que guarda relíquias como a imagem de Santa Catarina de Alexandria, do século XVI, que assistiu a fundação de Santos e, segundo a lenda, chegou a proteger a cidade de um ataque de piratas.

O Outeiro de Santa Catarina é o local do marco inicial da povoação da cidade. O pequeno monte, significado da palavra outeiro, foi dado pelo Capitão-Mor Antônio de Oliveira aos primeiros povoadores do lugar em 1539. Mais tarde Brás Cubas, o fundador de Santos, adquiriu as terras virgens junto ao local, para construir um novo ancoradouro. No século XVI, Luiz de Góes e sua esposa, Catarina de Aguillar, uma família que morava próximo do local, construíram na base do morro a capela de Santa Catarina de Alexandria, a primeira de Santos e que em 1540 se tornou a primeira matriz. Quando o corsário inglês Tomas Cavendish saqueou a vila, em 1591, a capela foi destruída e a imagem da santa, jogada ao mar. Em meados do século XVII, a peça foi resgatada por escravos e, em 1663, iniciou-se a reconstrução da capela, agora no topo do outeiro.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o morro foi sendo desbastado para a obtenção de aterro para construção do porto. A igreja foi demolida. Entre 1880 e 1884, o médico João Éboli, estabelecido em Santos, mandou construir uma casa acastelada sobre o bloco de pedra restante. Após longo processo de decadência, o local foi tombado em 1985 e reconstruído pela Prefeitura em 1992.
Hoje abriga a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos, instituição responsável pela gestão dos arquivos públicos e da memória não edificada da cidade.

No Pantheon dos Andradas, construído ao lado do Conjunto do Carmo, está o jazigo de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e de seus irmãos Antônio Carlos, Martim Francisco e Padre Patrício Manuel.
O prédio inaugurado em 7 de setembro de 1923, conta com monumento projetado pelo escultor Rodolpho Barnadelli e executado na Itália. Além das urnas, o templo cívico apresenta quadros em bronze com cenas da História do Brasil e inscrições de frases dos irmãos Andradas.

Foi o Centro Histórico, compreendido pelo quadrilátero entre as ruas São Bento, São Francisco, Constituição e o cais do Porto, que primeiro viu surgir uma cidade próspera, vanguardista e, acima de tudo, bonita.
Prédios, praças, ruas e vielas até hoje compõem um cenário que se caracteriza como conjunto arquitetônico dos mais importantes dentre os remanescentes no Brasil.
Do simples colonial ao rebuscado barroco, da austeridade vitoriana à suntuosidade neoclássica, a diversidade de estilos marca presença nas fachadas.
O estado de preservação caracteriza os imóveis construídos para ocupação militar, residencial, comercial ou religiosa, já que a cidade se concentrava naquela região até o final do século passado.
Com o crescimento do porto e a instalação da Ferrovia Santos-Jundiaí, houve necessidade de sanear o restante da ilha, o que levou ao deslocamento da população para a praia.

Santos é, enfim, uma cidade cheia de cultura impressa em seus monumentos, museus e artes.
Cidade sempre preparada para receber turistas o ano inteiro, dispõe de muitas formas de lazer, entretenimentos, comércio, hospedagens, passeios, etc.
Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade de Santos como a primeira no estado de São Paulo em qualidade de vida, e a terceira do Brasil.

Uma dica, para conhecer melhor os pontos turísticos de Santos, tanto para moradores da região como para turistas, é a Linha Conheça Santos e o Bonde Turístico no Centro.

Links

http://www.vivasantos.com.br/index.htm

http://www.santoscidade.com.br/

http://www.achetudoeregiao.com.br/SP/Santos/historia.htm

Guedel com cuff

Mais um dispositivo supraglótico para ser usado no arsenal das cirurgias de pequeno e médio porte. Apresenta fácil manuseio, podendo ser facilmente esterilizado.